terça-feira, 19 de abril de 2011

Eldorado dos Carajás: 15 anos depois, o Brasil ainda espera o dia da justiça...

Punição para os autores do massacre de Eldorado dos Carajás!

A Jornada Nacional de Lutas pela Reforma Agrária, promovida pelo MST em todo o país, mais atos específicos programados para diversos locais, e notas, depoimentos e análises estampados pelos jornais lembram nesta semana ao Brasil os 15 anos do massacre de Eldorado dos Carajás (PA).

No dia 17 de abril de 1996, 21 trabalhadores rurais foram assassinados (19 executados na hora e dois não se recuperaram e morreram no hospital) em operação da Polícia Militar do Pará contra famílias que reivindicavam a reforma agrária.


No confronto com a polícia paraense, outros 60 trabalhadores e familiares ficaram feridos e/ou mutilados para o resto da vida. "Infelizmente, nenhum dos culpados do Massacre de Carajás cumpre punição", lamenta João Pedro Stédile, um dos coordenadores do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-terra (MST).

Nenhum condenado cumpre pena

"Esperamos - prossegue Stédile - que o STF julgue logo o recurso e coloque os comandantes do massacre na cadeia. Por isso, lutar na semana de 17 de abril é uma necessidade para avançar a reforma agrária e é uma obrigação legal nossa."

Desde 2005, o coronel Mário Colares Pantoja e o major José Maria Pereira de Oliveira, os comandantes da tropa do massacre, estão condenados pelo Tribunal de Justiça do Pará. Mas permanecem em liberdade por força de um habeas corpus concedido pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Os 142 policiais militares envolvidos na operação foram absolvidos.

O MST quer que os dois oficiais voltem ao cumprimento da pena e que os policiais absolvidos sejam submetidos a novo júri. Uma ação do Movimento, em tramitação no Superior Tribunal de Justiça (STJ) pede a federalização do crime. A entidade denunciou a impunidade dos autores, também, à Organização dos Estados Americanos (OEA).

É preciso punir os autores dessa chacina que deixou quase uma centena de mortos e feridos vítimas da truculência policial e de governos que ainda julgam as demandas sociais no país como caso de polícia. O Brasil aguarda o dia em que se fará justiça.

Fonte: http://www.zedirceu.com.br/index.php?option=com_content&task=view&&id=11825&Itemid=2

Nenhum comentário: