terça-feira, 19 de abril de 2011

Republicana chamou Obama de macaco

Um e-mail enviado por uma dirigente do “Tea Party” (movimento ultraconservador dos EUA – para saber mais, aqui), Marilyn Davenport , aos seus companheiros de Partido Republicano, em que diz que o Presidente dos EUA, Barack Obama, é filho de macacos, tem provocado a reação de vários grupos de ativistas contra a discriminação.

“Agora vocês sabem porque não há certificado de nascimento”, diz o e-mail de Devenport.

  

 A republicana que chamou Obama de macaco
Por Walter Decker
 
Do Terra

Exigida renúncia de republicana que chamou Obama de macaco

Vários ativistas contra a discriminação exigiram nesta segunda-feira a renúncia da dirigente republicana do condado de Orange, no sul da Califórnia, que enviou um e-mail com uma fotomontagem retratando o presidente Barack Obama como filho de um casal de macacos.
Alice Huffman, presidente da Associação Nacional para o Progresso das Pessoas de Cor na Califórnia (NAACP) condenou a foto reproduzida pela imprensa local e exigiu a demissão de Marilyn Davenport, membro do Comitê do Partido Republicano de Orange. Davenport, militante do movimento conservador Tea Party, enviou um e-mail a seus companheiros sob o título: "agora sabemos porque não tem certidão de nascimento", em referência à denúncia da extrema direita de que Obama não nasceu nos Estados Unidos.

Não há como uma representação do presidente dos Estados Unidos como esta ser considerada outra coisa que um ato racista", destaca a NAACP em um comunicado. "Se ela não renunciar, vamos convocar o Comitê de Ética do Condado de Orange para analisar suas ações", advertiu Huffman. 
O presidente do comitê republicano do condado de Orange, Scott Baugh, condenou o e-mail de sua colega, que considerou racista, e prometeu uma reunião para discutir ações contra Davenport. A dirigente republicana minimizou a situação: "Não é preciso fazer um escândalo com isto, por favor. Todo mundo que me conhece sabe que não sou racista, foi uma brincadeira. Tenho amigos negros".

Nenhum comentário: