domingo, 8 de maio de 2011

Documentário revelará razões da evolução da educação no Brasil

De 2000 para cá, o Brasil foi um dos países que mais cresceram na área educacional. É o que comprova o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa). O exame é aplicado a cada três anos e, em sua primeira edição, o Brasil teve um desempenho baixo. Em 2009, ano da última avaliação, o Brasil apresentou melhora consistente de seus resultados, devido às reformas educacionais promovidas pelo Ministério da Educação, tendo como base os indicadores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).


Alguns países, como Finlândia, Polônia, Alemanha, China e Canadá, mostraram esse mesmo crescimento. E para mostrar as boas práticas na educação que levaram a um melhor desempenho desses países, uma equipe da Fundação Pearson – instituição norte-americana que financia, por meio de doações, projetos educacionais para comunidades de baixa renda – percorreu, no Brasil, mais de 2.500 quilômetros, entrevistando os responsáveis, a fim de produzir um documentário, com lançamento internacional previsto para este semestre.

A equipe, enviada aos países pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), contou com três documentaristas que, no Brasil, entrevistaram o ministro da Educação, Fernando Haddad, a presidente do Inep, Malvina Tuttman, e visitaram o município de Sobral, no Ceará. Desde 2008, a cidade mostra que, mesmo com poucos recursos, é possível ter uma educação de qualidade.

“Sobral já superou a meta nacional para 2021 no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Foram capazes de desenvolver reformas educacionais e produzir efeitos em médio prazo muito significativos”, comentou o ministro Fernando Haddad, no documentário da OCDE.

A visita se deu à Escola Municipal José da Mata e uma equipe do Inep acompanhou as entrevistas. O Ideb da escola é de 7.2, ultrapassando a média do País para 2021. Segundo a equipe, práticas simples como investimento na formação do professor, a escolha do diretor por avaliações e o planejamento das atividades nas escolas levaram o município a obter um bom desempenho no indicador de qualidade da educação.

Pisa e Ideb – O Pisa é um programa de avaliação comparada, aplicado a estudantes da sétima série em diante, na faixa dos 15 anos, idade em que se pressupõe o término da escolaridade básica obrigatória na maioria dos países. O objetivo principal do Pisa é produzir indicadores que contribuam para a discussão da qualidade da educação ministrada nos países participantes, de modo a subsidiar políticas de melhoria da educação básica.

A avaliação ocorre a cada três anos e abrange três áreas do conhecimento – leitura, matemática e ciências – havendo, a cada edição do programa, maior ênfase em cada uma dessas áreas. A última edição, em 2009, teve seu foco em leitura.

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica foi criado em 2007 pelo Inep e correlaciona, em um só indicador, dois conceitos importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar (taxa de aprovação e reprovação) e média de desempenho nas avaliações feitas pelo Inep, Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e Prova Brasil.

Assessoria de Imprensa do Inep

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