quarta-feira, 11 de maio de 2011

Professores do RN permanecem em greve por tempo indeterminado

Reproduzo abaixo parte de matéria retirada do  Jornal Tribuna do Norte  

 

Governo foi claro: não tem como dar aumento

As negociações entre os professores e o governo do Estado não tiveram nenhum avanço e a categoria permanece em greve por tempo indeterminado. Coordenador do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Rio Grande do Norte, José Teixeira, disse que o resultado da audiência será avaliado na assembléia marcada para a tarde da próxima quarta-feira, dia 18, mas a expectativa é que ao invés de 90%, agora “100% dos professores saia da sala de aula”.


José Teixeira informou que, depois de esperar uma hora pelo inicio da audiência no Gabinete Civil, a categoria ouviu do secretário, Paulo de Tarso Fernandes, que “o governo reconhecia a situação do magistério, mas que, por enquanto, não havia a mínima possibilidade de apresentar uma proposta para ser negociada com a categoria”.

Teixeira disse que também participaram da reunião a secretária estadual de Educação e Cultura, Betânia Leite Ramalho e a adjunta Adriana Santos Diniz. A tentativa de acordo contou, também, com a participação dos deputados Fernando Mineiro (PT), Larissa Rosado (PSB) e Hermano Morais (PMDB). “Já estou há muitos anos na direção do Sinte, mas nunca tinha visto uma audiência tão sem perspectiva e tão desestimuladora quanto essa com a Casa Civil”, desanimou-se Teixeira.

Ele disse que ao contrário do que está ocorrendo com as negociações com o governo estadual, a categoria vem obtendo vitórias em grande parte dos municípios, que estão fechando com o piso nacional salarial recentemente ratificado pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Segundo Teixeira, o Sinte vem negociando gradativamente em todos os 167 municípios, tendo obtido implantação do piso em março, abril e agora em maio: “E o governo não apresenta a minima esperança de implantação do piso nacional”.

Com a implantação do piso nacional, o profissional do magistério em inicio de carreira e de nível médio passaria a ter uma remuneração mensal de R$ 890,97, enquanto o graduado passaria a ganhar mais 40% em cima desse valor, totalizando R$ 1.240,00.

Calendário de mobilização

11/05 - Parada Nacional. Haverá assembleia na Praça Gentil Ferreira às 14 horas.

12/05 - Arrastão na SEEC a partir das 7 horas e caminhada no bairro Dix-sept Rosado.

13/05 - Reunião com Diretores de Escola para tratar da participação dos professores seletivos e estagiários na greve. Encontro será às 9 horas, na sede do Sinte, na subida do Baldo.

18/05 - Assembléia Geral da categoria, às 14 horas na Escola Estadual Winston Churchill.

Nenhum comentário: