sexta-feira, 1 de julho de 2011

Justiça condena revista Veja por associar islâmicos com terrorismo

 Mariana Ghirello/Última Instância | São Paulo

A juíza Cláudia Maria Pereira Ravacci, da 35ª Vara Cível de São Paulo, condenou a revista Veja e a Editora Abril, pela reportagem "A rede do terror no Brasil", publicada no dia 6 de abril deste ano. A ação, movida pela União Nacional das Entidades Islâmicas, pediu direito de resposta. A decisão é desta quinta-feira (30/6).

A revista afirma na reportagem ter tido acesso a documentos da CIA (agência de inteligência norte-americana), FBI (polícia federal norte-americana), Interpol (polícia internacional) e Polícia Federal que mostravam supostos extremistas islâmicos no Brasil. A publicação diz ainda, que essas pessoas citadas usavam o país como base de operações e aliciavam militantes.


A autora da ação, representada pelo advogado Adib Abdouni, congrega 16 entidades islâmicas. O advogado , afirma na petição inicial que o conteúdo da reportagem era ofensivo e tendencioso. "De acordo com a Polícia Federal, sete organizações terroristas islâmicos operam no Brasil", dizia o trecho extraído da revista. Para a entidade, a reportagem fere o sentimento religioso islâmico.

Leia mais:
Wikileaks: EUA criticaram posição do Brasil de negar existência de células terroristas na Tríplice Fronteira
Wikileaks: Paraguai era alvo de críticas de Brasil e EUA no combate ao crime na Tríplice Fronteira
Islã ganha adeptos no Brasil como religião que une povos perseguidos
Islamismo ganha espaço na periferia
Glossário explica termos mais comuns

De acordo com a petição, houve uma audiência reservada na Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, na Câmara dos deputados na qual o ministro da Justiça afirmou que as informações publicadas eram falsas. A União alega que no Brasil a Constituição Federal assegura a liberdade de crença e religião.

A entidade pediu que a revista fosse condenada a publicar o direito de resposta. O conteúdo, segundo a petição, deverá ocupar o mesmo espaço que a reportagem e deverá esclarecer a cultura islâmica. Segundo a entidade, o objetivo é "desvincular a ideia de terrorismo junto à fé professada pelos mulçumanos".

"As ofensas contidas no texto impugnado causam lesão a direitos da coletividade mulçumana, dando ensejo, ao direito de resposta reivindicado", diz Adib Abdouni.

Matéria publicada originalmente no Última Instância.

Reproduzido do Opera Mundi 

Nenhum comentário: