sexta-feira, 1 de julho de 2011

Lula: Brasil tem "obrigação política e moral" de ajudar a África

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta sexta-feira (1º), em Angola, que o Brasil tem a "obrigação política e moral" de ajudar no desenvolvimento da África e, em particular, dos países de língua portuguesa do continente.

"É responsabilidade do Brasil, um país mais rico, mais populoso e mais avançado, ajudar no desenvolvimento dos países africanos, como Angola", declarou Lula, que chefia a delegação representativa do Brasil na 17ª Assembleia Geral da União Africana.


Ao término de uma visita a Zango — cidade 30 quilômetros ao norte de Luanda —, onde a empresa brasileira Odebrecht constrói 17 mil casas para alojar famílias que vivem em situação de risco, Lula assinalou que o Brasil fará o máximo possível para ajudar a Angola.

Neste sentido, o ex-governante, que chegou nesta quinta-feira (30) à capital angolana, disse que a presidente Dilma Rousseff prestará especial atenção à cooperação com os países de língua portuguesa no continente africano.

Além disso, Lula defendeu a aliança entre as empresas angolanas e brasileiras: "Queremos que as empresas brasileiras invistam em Angola para que o país também possa crescer e gerar empregos e renda".

Nesta sexta-feira (1º) , o ex-governante brasileiro foi recebido pelo presidente de Angola, José Eduardo dos Santos.

A agenda de Lula também inclui nesta sexta uma conferência organizada pelo Centro de Estudos Estratégicos de Angola por ocasião de seu décimo aniversário, com o título "Desenvolvimento do Brasil: Um modelo possível para a África".

Fonte: Uol Notícias

Reproduzido do Portal Vermelho

Nenhum comentário: