segunda-feira, 19 de julho de 2010

Resumo das pesquisas estaduais divulgadas no mês de julho


Aliados de Dilma nos estados lideram pesquisas de julho
Desde que a campanha eleitoral iniciou-se oficialmente, no último dia 6 de julho, nenhuma pesquisa de intenção de voto para presidente foi divulgada. Mas oito pesquisas estaduais foram. Nelas, candidatos da base de apoio ao governo Lula lideram em sete dos oito estados em que as pesquisas foram realizadas. A única exceção é o Distrito Federal, onde o aliado de José Serra, Joaquim Roriz (PSC), ainda mantém a dianteira.
Nos demais estados que tiveram pesquisas divulgadas (RS, ES, CE, SC, AC, MG e PE), os candidatos que pertencem a partidos aliados do governo Lula e que na sua maioria apoiam a candidatura de Dilma Rousseff à presidência lideram nas intenções de voto. No AC, PE, ES e CE os candidatos dilmistas podem vencer no primeiro turno. Em MG e RS, aliados de Dilma lideram (o peemedebista Hélio Costa, em Minas; e o petista Tarso Genro, no Rio Grande do Sul), mas deve haver segundo turno nestes estados. Em Santa Catarina, a candidata que lidera a disputa pelo governo estadual, Angela Amin, mantém-se neutra na corrida presidencial, mas seu partido, o PP, apoia Dilma informalmente.

O eleitor brasileiro, historicamente, costuma diferenciar as candidaturas estaduais e federal. O voto num candidato de determinado partido para o governo estadual nem sempre influencia a opção do eleitor para a presidência. Prova disso é o Acre, onde o candidato petista ao governo, Tião Viana, lidera com 63% dos votos, mas a também petista Dilma Rousseff está em terceiro na disputa presidencial, com 16% das intenções de voto dos eleitores acrianos. Porém, é preciso considerar que até 3 de outubro há muita campanha para acontecer e os programas de TV dos candidatos terão grande impacto na decisão do eleitorado, quando ficar mais claro para os eleitores a que grupos políticos e a quais projetos cada candidato está vinculado.

Veja abaixo um resumo das pesquisas estaduais divulgadas no mês de julho:

ACRE
O candidato do PT, Tião Viana, lidera a disputa pelo Governo do Estado com 63% das intenções de voto. Venceria facilmente no primeiro turno. O segundo colocado é o candidato do PSDB, Tião Bocalom, com 18%. Gouveia (Tijolinho), que disputa a eleição pelo PRTB, aparece com 2%. Os votos brancos e nulos totalizam 4%. Eleitores indecisos são 13%. A pesquisa é do instituto Ibope e foi realizada entre os dias 12 e 14 de julho de 2010.
Na disputa presidencial, um quadro diferenciado em relação à realidade nacional: José Serra (PSDB), aparece na frente com 39%. A candidata do PV, Marina Silva, que é do Acre, é a segunda colocada nas intenções de voto, com 29%, enquanto a petista Dilma Roussef tem 16%.
Para o Senado, Jorge Viana (PT) lidera disparado com 67% das intenções de voto. Em patamar inferior, Petecão (PMN) aparece em segundo lugar, com 31%, seguido por Edvaldo Magalhães, do PCdoB, com 27%. O peemedebista João Correia tem 11% das intenções de voto para o Senado.
Eleitores indecisos totalizam 26%. Votos em branco ou eleitores que declaram intenção de anular voto somam 5%.

CEARÁ
Pesquisa Datafolha realizada no Ceará aponta um franco favoritismo do governador Cid Gomes (PSB), candidato à reeleição. Irmão de Ciro Gomes, Cid emerge na pesquisa com 47% das intenções de voto. Os dados encontram-se publicados na edição desta segunda-feira (19) do diário O Povo. O segundo colocado é o ex-tucano Lúcio Alcântara, hoje no PR. Ele obteve 26%. Bem atrás, na terceira colocação, surge Marcos Cals (PSDB), com 7%.
Há outros quatro postulantes ao governo cearense. Francisco Gonzaga (PSTU) atingiu 2%. Soraya Tupinambá (PSOL), 1%. Marcelo Silva (PV) e Maria da Natividade (PCB) obtiveram pontuações abaixo de 1%.
O Datafolha não divulgou resultados para a disputa presidencial e ao Senado no Ceará.

ESPÍRITO SANTO
Líder nas intenções de voto no período da pré-campanha, o senador Renato Casagrande (PSB) se mantém na dianteira na corrida eleitoral no Espírito Santo com 59,8% das intenções de voto, contra 19,6% de seu principal adversário, o deputado federal Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB). A distância entre os dois candidatos ao governo chegou a 40,2 pontos percentuais, segundo apontou a primeira pesquisa Fecomércio/Futura para o jornal A Gazeta após o registro das candidaturas. A ex-deputada estadual Brice Bragato (PSOL) obteve 2,8% das intenções, ao passo que o advogado Gilberto Caregnato (PRTB) marcou 1%.
Com relação à disputa presidencial, Serra lidera na preferência do eleitorado capixaba com 40,6% seguido por 32,8% da ex-ministra Dilma Rousseff. Numa comparação com as últimas duas pesquisas Fecomércio/Futura/A Gazeta é a segunda vez em que se registrou uma queda na diferença entre o tucano e a petista no Estado na consulta estimulada, hoje em 7,8 pontos percentuais. Em maio, Serra teve 44,8%, contra 24,9% de Dima. Marina Silva aparece com 8,5%, um crescimento de 0,5 ponto percentual em relação a junho. José Maria de Almeida, o Zé Maria (PSTU), e José Maria Eymael (PSDC) obtiveram 0,5% cada. Plínio de Arruda Sampaio (PSOL) marcou 0,5%. Ivan Pinheiro (PCB) e Rui Costa Pimenta (PCO) registraram 0,1% cada um. Américo de Souza (PSL) não obteve pontuação. Os indecisos totalizaram 12% e brancos e nulos, 4,6%.
Não foi feita pesquisa para o Senado.

PERNAMBUCO
Em Pernambuco, o governador Eduardo Campos (PSB), aliado de Dilma, ampliou em sete pontos percentuais a vantagem em relação ao seu principal adversário, o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB), que apoia José Serra. Eduardo agora tem 62% contra 24% de Jarbas. Na pesquisa anterior, do instito Exatta, publicada pelo Diario de PErnambuco há pouco mais de um mês, o placar eleitoral apontava 61% a 30% a favor do candidato socialista.
Com exceção de Edinho Silva (PSOL) que atingiu 1%, os demais candidatos ao governo estadual não pontuaram na pesquisa. São eles Sérgio Xavier (PV), Anselmo Campelo (PRTB ), Jair Pedro (PSTU) e Roberto Numeriano (PCB). O levantamento foi realizado entre os dias 13 a 16 de julho.
Na disputa presidencial, um outro instituto, Maurício de Nassau, mediu as intenções de voto para a corrida ao Planalto. Dilma Rousseff lidera com folga entre os eleitores pernambucanos. A petista obteve, na pesquisa estimulada, 52% das intenções de votos, contra 23% de José Serra (PSDB) e 4% para Marina Silva (PV). A soma dos demais candidatos é de 1% apenas.
A disputa pelo Senado em Pernambuco está em bloco: Marco Maciel (DEM) e Humberto Costa (PT) lideram as pesquisas empatados com 42%. Armando Monteiro Neto (PTB) vem em terceiro com 22% e Raul Jungmann (PPS) em quarto com 11%.

MINAS GERAIS
Alvo de contestação por parte do PSDB, a pesquisa Sensus para o governo de Minas Gerais mostra que o candidato do PMDB, Hélio Costa, mantém a liderança com 43,4%. O governador Antonio Anastasia (PSDB), candidato à reeleição e apoiador de José Serra, aparece com 21,5% da preferência do eleitorado. Os candidatos José Fernando (PV) e Vanessa Portugal (PSTU) dividem o terceiro lugar com exatos 2,3% cada um. Os eleitores indecisos, e os que votariam em branco ou nulo som 28,1%. A pesquisa foi feita entre os dias 8 e 11 de julho.
Na disputa presidencial, Dilma Rousseff (PT) aparece na frente com 35,5%, seguida de José Serra (PSDB), com 34% e Marina Silva (PV), com 9,2%. A margem de erro é de 2,5 pontos. Brancos, nulos e indecisos somam 19,7%.
Para o Senado, o ex-governador Aécio Neves (PSDB) lidera a disputa com 37,4%, seguido por Itamar Franco (PPS) com 22,3%. O petista Fernando Pimentel aparece em terceiro, com 11% das intenções de voto. Marilda Terezinha Fonseca (PSOL) é a quarta colocada na disputa, com 1%.

SANTA CATARINA
A última pesquisa divulgada pelo Instituto Ibope e encomendada pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil da Grande Florianópolis (Sinducon) segue demonstrando a liderança da candidata do PP, Ângela Amin, pela corrida ao governo de Santa Catarina. No cenário com os seis candidatos que disputam a eleição, Ângela obtem preferência de 37% dos eleitores, enquanto o segundo colocado Raimundo Colombo (DEM) fica com 20%. A candidata do PT, Ideli Salvatti, aparece em terceiro com 13%. O palanque de Dilma no Estado é o de Ideli Salvatti. Angela Amin mantém-se neutra, apesar do apoio de seu partido, o PP, à candidatura de Dilma. Raimundo Colombo apoia Serra, mas seu vice, que é do PMDB, está com Dilma.
Quanto à corrida presidencial, o tucano José Serra lidera as preferências para o primeiro turno com 46% das intenções, sendo que a candidata Dilma Rousseff fica 30% e Marina Silva, 7%. O levantamento foi realizado entre os dias 7 e 9 de julho, com margem de erro de 3 pontos para cima ou para baixo.
Para o Senado, os cinco candidatos melhor colocados são, na ordem, Luiz Henrique da Silveira (PMDB) comn42%; Paulo Bauer (PSDB) 22%; Hugo Biehl (PP) 12%; Cláudio Vignatti (PT) 8% e Eliabete Tiscoski (PP) com 5%. O número de indeciso é grande: 57%.

RIO GRANDE DO SUL
Pesquisa Ibope sobre as eleições para o governo do Estado, encomendada pelo Grupo RBS, mostra o candidato do PT, Tarso Genro, liderando com 39% das intenções de voto. José Fogaça (PMDB) aparece em segundo lugar, com 29%, e a governadora Yeda Crusius (PSDB), com 15%. Os outros candidatos aparecem com 1% ou menos das intenções de voto. A pesquisa foi realizada entre os dias 6 e 8 de julho. Tarso apoia Dilma. Fogaça está neutro, apesar do PDMB nacional estar com Dilma. O palanque de Serra no Estado restringe-se à candidatura de Yeda Crusius.
Na disputa presidencial, Serra aparece na frente com 46% das intenções de voto dos gaúchos. Dilma Rousseff tem 37% e Marina Silva 6%. Já na pesquisa espontânea, Serra e Dilma estão tecnicamente empatados com 27% para o tucano e 24% para a candidata petista.
Para o cargo de senador pelo Estado do Rio Grande do Sul, somando-se as duas menções, os candidatos Germano Rigotto (PMDB) e Paulo Paim (PT) aparecem empatados com 46% das intenções de voto. Em seguida vem Ana Amélia Lemos (PP), com 40%. Os demais candidatos aparecem em patamar inferior (com no máximo 5% das menções), enquanto 26% dos eleitores estão indecisos sobre o seu voto para o Senado e 7% têm intenção de votar em branco ou anular o voto.

DISTRITO FEDERAL
Na primeira pesquisa publicada pelo Instituto Dados depois das convenções partidárias e do registro das candidaturas, a vantagem que Joaquim Roriz, candidato do PSC e apoiador de Serra, tem para Agnelo Queiroz, do PT, foi reduzida em relação a todos os cenários anteriores. Roriz obteve 36,3% das intenções de voto. Agnelo Queiroz, que apoia Dilma, aumentou sua intenção em relação às outras pesquisas do instituto, chegando pela primeira vez à marca de 27,5%. A diferença caiu para 8,8 pontos percentuais. O terceiro colocado é Antônio Carlos de Andrade, o Toninho do PSOL, que obteve apenas 2,2%. Os demais candidatos não alcançaram 1%.
O Instituto Dados também ouviu os eleitores do Distrito Federal sobre a intenção de voto para presidente da República. Em pesquisa estimulada, Dilma Rousseff foi a primeira colocada, com índice de 31,3%. José Serra vem em segundo com 26,3%. Os números mostram certa consolidação da liderança de Dilma no DF. Marina Silva, do PV, mostrou que Brasília é um dos lugares em que sua candidatura está mais bem cotada. Ela teve 15,8%. Os demais postulantes ao Planalto não alcançaram 1%. O estudo foi realizado entre os dias 10 e 15 de julho.
Não há dados disponíveis sobre a disputa para o Senado.

Da redação,
Cláudio Gonzalez, com agências

2 comentários:

AGUIA DOURADA disse...

marcilio seus dados diferem dos meus no DF e em MG, os dois que pesquisei, pode ter mais:
DF serra e dilma empate tecnico
MG - serra 35,5% e dilma 34%, seria bom voce conferir e atualizar seus dados para que seu blog nao fique desacreditado

Marcílio Moreira disse...

Águia Dourada,
Com relação ao resultado da pesquisa de Minas Gerais, que republiquei do Portal Vermelho, no qual Dilma aparece com 35,5% e Serra com 34%, do “Sensus”, verifiquei em outra fonte e constatei que você pode estar correto. Veja:
Presidente
O “Sensus” indica empate técnico: José Serra (PSDB) tem 35,5%; Dilma Rousseff (PT) tem 34%.
Pois, como é o do mesmo instituto de pesquisa pode ter ocorrido um erro do autor da matéria na hora de digitar.

Entretanto, o resultado do “Instituto Dados” para o DF é esse mesmo.
No Blog do Fernando Rodrigues tem duas pesquisas para o DF, uma do Instituto Dados e outra do Instituto Exata. Ambas tem resultados diferentes. Veja:
Presidente
Segundo a pesquisa "Exata", entre os eleitores do Distrito Federal há empate técnico de Dilma Rousseff (PT) com José Serra (PSDB). A petista tem 29,6% da preferência. O tucano tem 26,5%. Como a margem de erro pode aumentar ou abaixar o percentual de cada um em 2,3%, ocorre o empate.

O "Instituto Dados", por sua vez aponta vantagem de Dilma. Ela tem 31,3% das intenções de voto. Serra tem 26,3%. A margem de erro da pesquisa é de 1,8 ponto percentual. Mesmo quando o erro joga o percentual de Dilma para baixo e o de Serra para cima, não ocorre empate.
Havendo diferença nas metodologias de cada Instituto, pode ter diferenças nos resultados

Obrigado pelo comentário!

Fonte: http://uolpolitica.blog.uol.com.br/