sexta-feira, 3 de junho de 2011

Esclarecimento sobre a aprovação do Plano de Cargos da Educação Lajense

Venho publicamente, através desta nota, agradecer a todos aqueles que de algum modo estão solidários com a luta encampada em virtude do Plano de Cargos e Salários do Magistério Lajense, por compreenderem que a Educação precisa ser mais valorizada e, que isso necessariamente, passa pela valorização profissional dos que labutam nesse segmento.

Aprendi que uma das grandes virtudes da Democracia é exatamente, a possibilidade de se divergir e também que, não se é coerente apenas quando se está concordando com as idéias do poder. É importante ressaltar que A LIBERDADE e o CONHECIMENTO nos impõem como condições primordiais para sua prática, valores como a RAZÃO, a JUSTIÇA e a VERDADE.

Faço questão de lembrar também a seguinte frase: “Cidadania não se dá, se conquista”, para mostrar a importância de lutar pelo que pretendemos conquistar para aqueles que têm se posicionado contrários ao meu posicionamento, talvez porque nunca tenham lutado por nada, vivendo apenas na sombra do poder, sem ter posição própria, isso sim, podemos chamar de incoerência.


Com relação à aprovação do PCCR, tive e tenho discordância, pois defendi que esse plano só deveria ter vindo para a Câmara Municipal após ter sido apresentado e discutido na íntegra, pela categoria. No que diz, respeito à tabela salarial, observo que a mesma ficou longe do que seria necessário para a considerarmos justa.

Mais do que ninguém sou consciente de que não se deve fazer uso de questões político-partidárias nessa situação, mas entendo que A FUNÇÃO DE QUALQUER VEREADOR DEVA SER A DE SE POSICIONAR A FAVOR DOS TRABALHADORES, ou será que eles enquanto representantes do povo devem esquecer essa competência?

Quanto as discussões sobre esse Plano de Cargos, ficaram muito a desejar, pois o mesmo foi apresentado superficialmente na Escola Dr. Eloy de Souza, quando na oportunidade tentaram impor a categoria reduções inadmissíveis nos percentuais da tabela, o que significou retrocesso. Por esses e por outros motivos podemos dizer que até o presente momento o Plano de Cargos do magistério Lajense não é uma conquista.


Canindé Rocha - Professor da Rede Pública de Ensino e Vereador em Lajes RN



Fonte: Blog Lajes do Cabugi

Nenhum comentário: