sexta-feira, 17 de junho de 2011

EUA dão calote no Brasil

“Deputados americanos desrespeitam OMC e suspendem pagamento de multa ao setor de algodão brasileiro; Brasil perderá milhões de dólares com a decisão; caso pode levar os dois países à guerra comercial"


Estados Unidos e Brasil podem estar às portas de uma nova guerra comercial. Na verdade, seria uma nova batalha de uma antiga guerra. Isso porque um calote milionário dos EUA contra o Brasil está em gestação na Câmara dos Representantes dos Estados Unidos. Os deputados aprovaram nesta quinta-feira o orçamento do setor agropecuário americano (no valor de US$ 125,5 bilhões) e resolveram suspender o pagamento de milhões de dólares para a indústria brasileira do algodão. Além disso, segundo a proposta, o governo dos Estados Unidos não poderá investir novas misturas de etanol nas bombas, o que prejudica as exportações do produto brasileiro para o mercado brasileiro.


Os deputados aprovaram a suspensão dos pagamentos feitos pelos Estados Unidos ao Instituto Brasileiro do Algodão (IBA). O Brasil conquistou o direito de cobrar tarifas sobre a importação de mercadorias norte-americanas, depois de vencer uma ação na Organização Mundial do Comércio (OMC) contra os subsídios concedidos pelos EUA ao algodão. Em vez da retaliação aos produtos, os EUA pagam US$ 12,275 milhões por mês ao setor algodoeiro brasileiro. Deputados que não concordam com a suspensão argumentaram que a medida poderá provocar uma nova batalha comercial com o Brasil.

Outra emenda aprovada proíbe o USDA de custear as instalações de novas bombas que possam disponibilizar gasolina com mistura maior de etanol nos postos de combustíveis do país. O USDA estava pronto para começar a oferecer garantias e empréstimos para a instalação das novas bombas para que os motoristas pudessem comprar combustível com mistura maior que os atuais 10% de etanol. Há veículos no país que podem rodar com mistura de até 85% do biocombustível.”

Do Blog BRASIL! BRASIL!

Reproduzido do Blog do Saraiva

Nenhum comentário: