segunda-feira, 13 de junho de 2011

Passeata dos bombeiros no RJ arrasta mais de 27 mil pessoas

A passeata dos bombeiros

Reproduzido do Luis Nassif


Por implacavel

Mais de 27 mil pessoas apoiam bombeiros em passeata

Rio - A passeata dos bombeiros reuniu, segundo a comandante do 19º BPM (Copacabana), Cláudia Lovaine, 27 mil pessoas na orla de Copacabana, na Zona Sul do Rio, na manhã deste domingo. Os militares receberam o apoio de moradores do Rio e de outras cidades, professores, policiais e até dois bombeiros da Argentina. Mais de 150 policiais do batalhão garantiram a segurança do movimento.


A caminhada, que começou em frente ao Hotel Copacabana Palace, saiu por volta das 11h30, duas horas e meia depois do horário previsto para o início. O atraso se deu devido a pode de árvores na Rua Pinheiro Machado, em Laranjeiras, o que complicou o trânsito e bloqueou a passagem dos mais de 20 ônibus que levavam manifestantes da Região dos Lagos, Baixada e Angra dos Reis.

 Deisi Rezende / Agência O Dia 
Milhares de bombeiros param a orla de Copacabana | Foto: Deisi Rezende / Agência O Dia 

A cantora Alcione chegou cedo no local, mas não pode acompanhar a passeata, já que se apresenta mais tarde na festa São João Carioca, na Quinta da Boa Vista. Madrinha dos bombeiros há dez anos, a artista disse que acredita em um acordo entre os militares e o governo. "Cabral será sensível", afirmou.

Estiveram presentes no evento parlamentares estaduais, como Marcelo Freixo (Psol) e Flávio Bolsonaro (PP), e federais: Alessandro Molon (PT-RJ) e Jandira Feghali (PCdoB-RJ). No entanto, os líderes do movimento não permitiram que os políticos discursassem.

A população também fez seu papel e compareceu usando vermelho, enquanto alguns moradores da orla estenderam faixas da mesma cor nas janelas e acenaram para os manifestantes.

 Deisi Rezende / Agência O Dia 
Bombeiros pedem anistia para, depois, discutir sobre reajuste salarial e benefícios | Foto: Deisi Rezende / Agência O Dia 

A aposentada Maria Helena Freitas era uma das pessoas que decidiu apoiar os bombeiros. Ela acordou às 5h e foi sozinha, de Duque de Caxias, região metropolitana do Rio, para a passeata. Segundo ela, a manifestação demonstra o poder que o povo pode exercer para conseguir justiça. "Não poderia perder essa passeata, pois há muito tempo não acontece algo parecido. O Brasil precisa lutar mais vezes".

A "cabeça" da passeata chegou ao Posto 6 por volta das 14h30, mas devido o grande número de pessoas, ainda tinha gente no Leme.

"O que a gente procura agora é dignidade para o nosso trabalho e a liberação de todos os presos. Depois iremos atrás do aumento de salário", disse o bombeiro Geneci Barreiro Neto, 36 anos. Ele participou do ato ao lado da mulher e se disse satisfeito com o apoio demonstrado pela população. "Tenho que agradecer o governador Sérgio Cabral, porque se ele fez uma coisa boa foi botar todo o povo ao nosso lado", ironizou.

Anistia deve ser votada

O deputado federal Alessandro Molon disse que há chances de que a anistia para os 439 bombeiros seja votada ainda esta semana. Molon, que participa da passeata na Praia de Copacabana, na manhã deste domingo, parabenizou a população pela mobilização, em entrevista à rádio BandNews.

 Deisi Rezende / Agência O Dia 

Balões representam os bombeiros presos pela manifestação | Foto: Deisi Rezende / Agência O Dia

Molon é um dos deputados que conseguiu, na madrugada de sexta-feira, um habeas corpus para soltar os militares presos.

Bombeiros soltos

A Justiça concedeu, na madrugada de sexta-feira, um habeas corpus que garante liberdade a todos os bombeiros presos. O recurso foi pedido por parlamentares da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados e atendido pelo desembargador Cláudio Brandão.

"Convencido de que a manutenção da prisão não mais se justifica, defiro a liminar requerida e concedo liberdade provisória aos militares presos no episódio mencionado na petição inicial e que constam na relação", informa a decisão do desembargador.

Por volta das 22h45 de sexta-feira, o deputado estadual Marcelo Freixo (Psol) informou sobre a soltura de nove bombeiros a jornalistas e familiares que estavam em frente ao quartel do Corpo de Bombeiros em Charitas. Os oficiais que estavam no batalhão do Gepe (Grupamento Especial de Policiamento), localizado em São Cristovão, chegaram a Charitas, onde dormiram para para aguardar os alvarás dos outros colegas. Segundo o deputado, dos nove oficiais, um é mulher, a tenente Lucrécia.

Os mais de 400 bombeiros presos saíram marchando do Quartel Central dos Bombeiros de Charitas, na manhã do último sábado. Os militares cantaram o hino da corporação e o Hino Nacional, e seguiram em direção aos ônibus. Muitos familiares e vários moradores de Niterói acompanharam emocionados a libertação dos presos.

Nenhum comentário: