quinta-feira, 19 de maio de 2011

O sofrimento do povo chagassiano: mais de duas mil pessoas foram “removidas” das ilhas


Base militar tornou “sem ilha” o povo chagassiano

Um drama ocupa hoje espaço de destaque na edição de hoje do jornal inglês The Guardian.

É o sofrimento do chagassianos, antigos habitantes do Arquipélago de Chagos, a leste da costa africana, a meio caminho da Ásia.

Mais de duas mil pessoas foram “removidas” das ilhas, entre 1967 e 1973 para as ilhas Maurício. A finalidade foi usar a maior de suas ilhas, Diego Garcia, como base aérea e naval dos EUA , com estruturas de apoio inglesas nas demais ilhas. Quem não aceitou a “remoção” foi embarcado à força e aprisionado nas Ilhas Seychelles, hoje um famoso paraíso fiscal.


A desocupação das ilhas incluiu até um sui generis “fuzilamento de cachorros”, matando os animais de estimação dos moradores para intimidá-los

De lá, partiram bombardeiros para a guerra do Iraque.

Os tribunais ingleses reconheceram a posse indevida das ilhas, mas recusaram a devolução de Diego Garcia, sob o argumento que o arrendamento da ilha aos EUA era válido.

A base é estratégica e, para mantê-la, vale até uma aliança com os ambientalistas.

Um telegrama vazado pela Wikileaks mostra que a transformação das ilhas em “área marinha protegida”, que encantou os ambientalistas, revelou que um alto funcionário do Ministério dos Negócios Estrangeiros britânicos tinha dito a seus colegas americanos a criação da reserva “poria fim aos pedidos de reinstalação dos antigos moradores do arquipélago”.

O funcionário, identificado como Colin Roberts, diretor de territórios ultramarinos, observou que o “lobby ambiental é muito mais poderoso do que o dos defenores dos chagossianos “, e acrescentou que o governo britânico não queria “nenhum Sexta-Feira (o personagem de Robinson Crusoé) nas ilhas.

Alguns dos chagassianos voltaram, de visita, às suas ilhas, e encontraram ruínas de suas antigas casas.

Em pleno século 21, as chagas do colonialismo, por vezes, aparecem de forma impressionante.

Nenhum comentário: