quarta-feira, 25 de maio de 2011

Greves no RN foram destaque no Jornal Nacional

As greves no serviço público e no transporte coletivo de Natal foram destaques no Jornal Nacional, da Rede Globo. 
 
A matéria também foi publicada no Portal G1, veja abaixo:

Greves de serviços públicos levam transtornos à população do RN

Presos que chegaram nos últimos dias a uma delegacia de Natal foram algemados a rodas de mobiletes. Desde segunda, de cada três ônibus, apenas um está circulando. Nas escolas, a paralisação já dura 23 dias.

Greves simultâneas de funcionários públicos e privados do Rio Grande do Norte estão prejudicando uma série de serviços para a população. Os efeitos das paralisações também apareceram na área da segurança pública.

Os presos que chegaram nos últimos dias a uma delegacia de Natal foram algemados a rodas de mobiletes.


“Então não tem como, nós temos que algemar porque esses presos fugindo daqui, quem vai responder?”, explicou o delegado Pedro Paulo Falcão.

Dentro das celas, não há mais espaço. A superlotação aumentou com a greve dos policiais civis, que começou há uma semana. A paralisação está prejudicando as transferências para presídios.

Nesta terça-feira (24), a Secretaria de Segurança do estado conseguiu vagas em penitenciárias, mas ainda há presos em salas improvisadas.

Uma outra greve mexeu com a rotina de quem depende do transporte público. Desde segunda-feira (23), de cada três ônibus, apenas um está circulando porque motoristas e cobradores pedem aumento salarial e melhores condições de trabalho. "Vim a pé, de guarda-chuva, debaixo da chuva mesmo", contou uma senhora.

Nas escolas do estado, a paralisação de professores já dura 23 dias. São 290 mil alunos sem aulas.

“A maioria, a maioria mesmo está decidindo que não vai fazer vestibular por causa da greve, da falta de professores”, contou a estudante Izadora Nascimento.

Funcionários da Secretaria Estadual de Tributação e do Detran também pararam. “Eu vim renovar minha habilitação. Lamentavelmente encontra-se em greve, corro o risco, não sei, de ser preso talvez, porque a minha carteira já se encontra vencida e o que se há de fazer?” questionou um aposentado.

Ao todo, 14 categorias estão negociando com o governo e não há nenhuma previsão de quando o estado vai sair desta crise.

“Se pudesse, seria o mais rápido possível. Mas nós temos que trabalhar com números. Mas pode ficar certa, a minha vontade é de poder ter essa negociação o mais rápido possível”, disse a governadora Rosalba Ciarline.

http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2011/05/greves-de-servicos-publicos-levam-transtornos-populacao-do-rn.html

Um comentário:

Anônimo disse...

acho que estão querendo prejudicar o governo de rosalba, visto que são muitas categorias em grve ao mesmo tempo. o governo tem que tomar uma medida forte para acabar esses movimentos.que tal descontar todos os dias parados, do salário?