sexta-feira, 27 de maio de 2011

Servidores de Mossoró anunciam ação na justiça contra o Estado

Elizangela Moura

Os servidores do Movimento de Orientação e Integração Social (MEIOS), em Mossoró, cansaram de esperar pelas promessas do Governo do Estado em pagar seus salários ou de repor os empregos.

Diante disso, resolveram contratar um advogado e acionar o governo do estado na justiça, para buscarem todos os direitos trabalhistas. A reunião com os mais de 100 servidores, aconteceu no auditório do Sindicato dos Comerciários (SECOM).

"Tenho quase 30 anos de Meios, faltando pouco tempo para me aposentar, e agora acontece esse problema. A governadora nem paga nossos salários e nem demite a gente. Então o que é que a gente faz? Esperar não dá mais certo porque já esperamos demais. Vou acionar a justiça sim, porque meu contracheque era pago pelo estado, e ele é quem vai ter que me pagar os direitos de todo esse tempo", declarou Geórgia Avelino, servidora do Meios, em Mossoró.


Geórgia, refere-se ao fato de que mesmo o Meios sendo uma Organização Não Governamental, era totalmente mantida pelo Governo do Estado e o dinheiro para pagamento dos servidores era retirado dos cofres públicos do estado, que também deverá responder por pagar as indenizações trabalhistas.

O advogado contratado para defender os servidores em Mossoró foi Lindocastro Nogueira. E acordo com ele, os servidores tem todo direito de acionar o governo na justiça para que possam receber o que lhes é devido. " Como advogado, apresentei duas opções durante a reunião no secom, para que eles pudessem escolher a que fosse a melhor. Primeiro, disse que eles poderiam optar por lutar em conseguir a manutenção do emprego, e está eu creio que seria mais difícil, e a segunda seria acionar a justiça, o que foi escolhido pela maioria dos presentes", destacou o advogado.

Segundo informou dr. Lindocastro Nogueira, o governo do estado não está pagando os servidores do meios, e também não os demitiu, o que deixa inviável a recebimento de seguro desemprego e retirada de fundo de garantia por tempo de serviço - FGTS. " Sendo assim, o governo vai ter que decidir, se não quer mais os funcionários do meios terá que demiti-los e se ser, que possa pagar por seus salários", completou.

Ainda na reunião, foram discutidas várias possibilidades, e resolvido que será feito um levantamento minucioso sobre todas as ações desenvolvidas pelo meios no RN, para que a categoria possa saber a que vai realmente reivindicar.

"Posso garantir que vou fazer de tudo para que esse problema possa ser resolvido, porque já que não deu para ser feito de forma amigável, será na justiça então, mas o governo vai ter que decidir, ou vai manter os empregos dos servidores, ou então vai ter que demiti-los para que eles possam ter direito a receber as indenizações trabalhistas, porque não é justo que servidores que estão bem pertinho de se aposentar, que passaram uma vida trabalhando no meios, fiquem agora abandonados, percam tudo, e por conta de uma decisão política que poderá por fim ao planejamento de toda uma vida? isso não é justo e nós não vamos deixar que aconteça, porque confiamos na justiça, a quem vamos recorrer a partir de agora", afirmou o advogado Lindocastro Nogueira.

Os servidores do Meios que quiserem junta-se aos que já decidiram optar pela justiça, poderão entrar em contato com o advogado Lindocastro Nogueira, responsável pelas ações, através do 3316.0711, onde poderão obter todas as informações necessárias.

Fonte: Correio da Tarde

Um comentário:

Anônimo disse...

SOU FUNCIONÁRIA DO MEIOS HÁ 23 ANOS COMO EDUCADORA INFANTIL SÓ FALTAVA 2 ANOS PARA APOSENTAR, AGORA FIQUEI SEM O SALARIO E SEM APOSENTADORIA,E SEM O DIREITO QUE NOS PERTENCE. Tinham muita pessoas trabalhando como chefe, coordenadoras, agora nao tem ninguém para ajudar os funcionarios do meios. Espero que o sindicato garanta nossos direitos.